Sistema de Atributos e Perícias

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Sistema de Atributos e Perícias

Mensagem por Hopenz em Qua Jun 01, 2016 5:53 pm

ATRIBUTOS & HABILIDADES



ATRIBUTOS

Os atributos são a chave para definir algo numa narração. Caso um personagem tenha pontos razoáveis em inteligência, poderá assim abrir um cofre sem muitas dificuldades.

É ganho um ponto de atributo a cada nível que subir.

Vamos utilizar cinco destes atributos, eles são:

■ Destreza: É a capacidade de realizar façanhas manuais como a costura de uma roupa, confecção de uma armadilha, construção de abrigos, andar em uma corda bamba e etc. É utilizado quando o personagem tenta realizar alguma ação na qual ele precise de destreza para conseguir fazer algo com sucesso.

■ Força: É a força física corporal do personagem. É utilizada quando se tenta erguer algum objeto pesado, para determinar a força de um golpe, como parte da resistência física do personagem e etc.

■ Inteligência: É o intelecto do personagem, medindo o grau de conhecimento e esperteza para resolução de problemas lógicos, assim como determina a capacidade de aprendizado. Utilizado na tentativa de preparo de remédios, para em uma tentativa de realizar primeiros socorros, ao aprender utilizar armas e poderes os quais não estão acostumados e etc.

■ Carisma: É a simpatia com que uma pessoa possui para lidar com os demais. Pessoas mais simpáticas tendem a conseguir ajuda mais facilmente de estranhos, manipular outras pessoas ou até mesmo ser poupado da morte nas mãos de um agressor. Utilizado em ações sociais com outras pessoas, seja para lidera-las, obrigar alguém a realizar alguma ação, seduzir alguém e etc.

■ Vigor: É a capacidade física atlética de uma pessoa. Utilizado em ações como nadar, correr, escalar, como parte da resistência física e etc.

HABILIDADES

São utilizadas como válvula dos conhecimentos que o personagem possa ter, cada habilidade terá três níveis (amador, profissional e mestre). Aqueles que não possuírem nível algum em uma perícia não conhecem os modos de utiliza-lá, podendo ser catastrófico a tentativa de fazer uma ação.
Ex: João tenta consertar um carro, mas por não possuir a habilidade, além de dificilmente conseguir conserta-lo, pode acabar explodindo o veículo.

Se você possui três pontos, poderá escolher upar uma única habilidade no último nível, mestre. Ou poderá dividir e ter três habilidades diferentes como amador.

Amador - pouquíssimo conhecimento, quase nulo, porém, faz o básico.
Profissional - conhecimento mediano, sabe seu potencial.
Mestre - consegue fazer tudo com excelente perfeição, são raros os casos que um erro aparece.

Segue uma lista com todas as habilidades possíveis:

■ Armas Brancas: A eficiência nesta habilidade possibilita usar armas de mão, como, por exemplo: facas, cassetetes, machados e espadas. Hoje em dia a habilidade em Armas Brancas é quase arcaica, devido à dependência da sociedade por armas de fogo.
■ Armas de Fogo: Esta habilidade não inclui a capacidade em operar armas pesadas como canhões e outras peças de artilharia, apenas armas de porte pequeno. Contudo, a habilidade também inclui a capacidade em consertá-las.
■ Briga: Você sabe como lutar desarmado. Esta Habilidade inclui manobras como socar, chutar, agarrar, estrangular, atirar, morder e enfiar os dedos nos olhos do oponente.(Especifique a luta que domina. Ex: Briga de Rua, Capoeira, Karatê, Judô, Kung Fu, Muay Thai, Krav Magá, etc.)
■ Empatia: Você compreende e é capaz de sentir as emoções dos outros, estando apto a reagir apropriadamente a elas.
■ Esportes:Esta Habilidade descreve o seu estado atlético geral e considera uma familiaridade com a maioria dos esportes.
■ Intimidação: A arte da intimidação ocorre de diversas formas, desde uma ameaça sutil até uma agressão física.
■ Lábia: Você sabe como esconder as suas motivações. Além disso, sabe como decifrar as motivações dos outros e usá-las contra eles.
■ Liderança: Você consegue fazer as pessoas seguirem os seus comandos e obedecerem às suas ordens mediante exemplo e exercício da autoridade.
■ Prontidão: Com o passar dos anos você adquiriu experiência em perceber tudo o que acontece à sua volta, mesmo se não estiver concentrado ativamente no que o cerca.
■ Sobrevivência: A habilidade de Sobrevivência inclui a habilidade em buscar abrigo, encontrar uma rota direta até algum lugar, obter segurança relativa no campo e rastrear.
■ Acrobacia: Você pode equilibrar-se em pequenas superfícies, andar sobre cordas, fazer malabarismo, etc.
■ Alpinismo: Você sabe escalar montanhas, subir em muros altos, árvores e até edifícios.
■ Armadilhas: Você sabe construir, armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.
■ Arrombamento: Você sabe como forçar portas e abrir fechaduras trancadas.
■ Biologia: Você sabe tudo sobre plantas e animais. Sabe dizer quais são comestíveis, venenosos, medicinais, etc.
■ Cirurgia: Você sabe tratar de doenças e ferimentos internos.
■ Diagnose: Você sabe dizer se uma pessoa está doente, reconhecer a doença e determinar a maneira de curá-la.
■ Doma: Você sabe domar animais selvagens.
■ Farmácia: Você sabe fazer e preparar diversos medicamentos, desde simples dores de cabeça até para doenças graves.
■ Furtividade: Você sabe se esconder e também mover-se em silêncio sem ser visto.
■ Geografia: Você sabe fazer mapas e reconhecer lugares através da paisagem.
■ Leitura Labial: Você sabe descobrir o que alguém está dizendo observando os movimentos de sua boca.
■ Mecânica: Você sabe consertar máquinas e armas.
■ Mergulho: Você sabe mergulhar e se esconder na água por mais tempo que uma pessoa normal.
■ Mira: Você sabe mirar em alvos pequenos a uma boa distância.
■ Natação: Você sabe nadar em todos os estilos possíveis.
■ Pilotagem: Você sabe pilotar veículos.
■ Primeiros Socorros: Você sabe fazer curativos, reduzir fraturas, deter sangramentos e outras coisas que se deve fazer ou não fazer em caso de acidentes com vítimas.
■ Psicologia: Você conhece a mente humana e, se tiver informações suficientes, pode prever o comportamento de uma pessoa ou grupo de pessoas.
■ Psiquiatria: Você sabe lidar com traumas e doenças mentais.
■ Rastreio: Você sabe seguir pistas e pegadas.
■ Resistência a tortura:  Você consegue resistir a dor sem entregar informações confidenciais sobre qualquer coisa.
©Hopenz

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